terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Atualização: Tutorial Boot Camp

Depois de um tempo sem tutoriais novos, vamos ver agora como fazer a instalação do windows em um Mac usando o Assistente do Boot Camp no Mac OS X Lion, ele pode ser útil quando se precisa rodar algum programa só para windows que necessite de mais performance que o que se tem usando uma máquina virtual. Como no tutorial anterior, as screenshots do Mac OS estão em inglês porque deixei apenas esse pacote de idioma instalado no MacBook Pro, mas nas descrições digo o que equivale em português. Nesse tutorial você vai precisar de um DVD do windows 7 (de preferência do 64 bits) e um CD gravável ou pendrive.

1- Pelo Spotlight, procure pelo Assistente do Boot Camp (digite “boot c” que logo ele aparece):

2- Ele irá abrir e você vai ver essa janela, clique em Continuar:

3- Agora ele irá lhe pedir que tarefas você quer executar, basicamente você vai precisar das 2 que estão marcadas no screenshot, ou se estiver num MacBook air ele deve habilitar a primeira caixa, que permite criar um pendrive de boot do windows 7 (essa não vou poder detalhar porque não tenho como testar). Depois de marcar, clique em Continuar.

4- Ele agora irá pedir onde você quer salvar os drivers, aqui usei um CD, nesse caso é só deixar o mesmo no drive, depois clique em Continuar, ele irá baixar os drivers e depois gravar.

5- Nesse passo, selecione o tamanho da partição do windows, arrastando o divisor ou clicando no botão Dividir Igualmente, depois disso clique em Instalar.

6- O Mac deve rebootar e iniciar o assistente para a instalação do sistema de redmond, nessa tela clique em Instalar Agora.

7- Selecione o formato de hora e o padrão do teclado como o da screenshot abaixo, depois clique em avançar.

8- Selecione a versão que deseja instalar, aqui usei a Home Premium, depois clique em Avançar.

9- Finja que leu os termos, aceite-os e clique em Avançar.

10- Clique em Personalizada.

11- Agora clique na partição “BOOTCAMP”, clique em Opções de Unidade, depois em formatar, ele deve pedir uma confirmação, clique em OK e a instalação em vai começar. Depois o Mac irá rebootar e iniciará a parte da instalação onde pede nome de usuário, senha, serial, e coisas assim, basta seguir os passos, não tem mistério.

12- Depois disso você verá o desktop do windows.

13- Se tiver gravado o CD com os drivers, você vai precisar remover o DVD do windows antes para poder inserir o mesmo, como a tecla de ejetar não funciona, vá em Computador, clique com o direito no DVD do windows e depois em Ejetar.

14- Depois de inserir o CD uma janela deve pedir o que você quer fazer, selecione a primeira opção e clique em OK, o instalador deve aparecer, clique em Seguinte.

15- Novamente, finja que leu o contrato (:P), aceite o mesmo, e clique em Seguinte.

16- Aqui ele pede se você quer instalar o programa que faz a atualização dos drivers e softwares da Apple, recomendo instalar, mas se não quiser, desmarque. Depois clique em Instalar.

17- Depois que a instalação acabar, clique em Concluir, o instalador irá pedir se você quer reiniciar o computador, clique em Sim.

18- Pronto! Agora é só usar o sistema de Redmond, como nos velhos e instáveis tempos...

19- Para fazer ele bootar no Mac OS por padrão reinicie o Mac, e segure o option pressionado logo depois da tela cinza aparecer, selecione o Mac OS para bootar, depois vá em preferências do sistema, e clique em Disco de inicialização e selecione o HD do Mac OS, assim ele sempre iniciará o computador no Mac OS, e se você quiser o windows é só segurar o option no boot e selecionar o mesmo (esqueci de tirar essa screenshot no Lion, mas não muda muita coisa).

Para terminar, umas observações:

1- No Lion, o Assistente do Boot Camp diz que só pode ser usado o windows 7, mas se o seu Mac for mais antigo e tiver vindo com os DVDs de recuperação é só você instalar o XP ou Vista e usar o DVD que veio com ele ou o Retail do Snow Leopard. Nos Macs novos (comprados após o Lion) não tenho como testar, então não sei se funciona tudo certo de cara ou se o negócio é mais complicado, se alguém tiver testado deixe um comentário ai em baixo.

2- Você pode também baixar os drivers do Boot Camp sem precisar usar o assistente, para isso baixe esse arquivo (http://swcdn.apple.com/content/downloads/54/00/041-0694/sq2RLp7XVNQzRG8qdpsq9sj4pHsgXkgPYg/BootCampESD.pkg), rode o mesmo e depois vá em /Library/Application Support/Boot Camp, vai ter um arquivo, clique com o direito nele, depois em Gravar "WindowsSupport.dmg" no disco, insira o disco e mande gravar.

Bom, é isso ai, qualquer dúvida poste nos comentários, e até o próximo.

14 comentários:

  1. Obrigado pelo tutorial.
    Muito bem explicado e atual.
    Tentei vários, mas eram antigos e pouco explicativos.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  2. Legal mostrou detalhes importantes que outros tutoriais não levam em consideração. Parabéns. Acredito que não terei problemas para instalr o boot camp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, fiz justamente porque muitos tutoriais não levam em conta certos passos que pra alguns pode ser útil.

      Obrigado!

      Excluir
  3. Ola Amigo Fiz este mesmo processo mas utilizando uma copia do Win Xp SP 2 deu a menssagem que não era possivel encontrar um disco bootavel. Entao retornei ao OS X. E na opção de boot sgurando o ALT ele mostra o pendrive como disco do windows. Novamente quando mando iniciar pelo pendrive ele vem na tela preta informando que não é possivel encontrar uma unidade de disco bootavel. Isso pode ser a marca do pendrive( Kingston) ou pode ser o não suporte ao win Xp por parte do sistema da Apple???

    Ou há alguma configuração adicional para resolver este problema.

    Mac Mini Intel Core i5 2.3Ghz - 2 GB RAM (1333 Mhz) - Video: Intel HD Graphics 3000

    ResponderExcluir
  4. Recomendo usar o windows 7 nesse Mac, se não fizer isso vai ter que catar cada driver separadamente, já que a Apple não dá suporte ao XP nessas maquinas que vieram com o Lion pra frente. Esse problema que descreve é porque o windows não tem o driver da controladora SATA, e como o XP só pode pegar de um disquete pelo que eu lembre, você iria ter que embutir o driver usando o NLite, mais facil usar o 7 ou uma máquina virtual do XP...

    ResponderExcluir
  5. INFELIZMENTE NÃO CONSEGUI ACESSAR ESTE LINK http://swcdn.apple.com/content/downloads/54/00/041-0694/sq2RLp7XVNQzRG8qdpsq9sj4pHsgXkgPYg/BootCampESD.pkg SERA QUE ELE FOI QUEBRADO? VC TERIA UMA OUTRA SUGESTÃO? MINHA NET ESTA MUITO LENTA E EU NAO CONSIGO BAIXAR PELO BOOTCAMP. OBRIGADO PELAS DICAS.

    ResponderExcluir
  6. Nao consigo baixar os drivers do Boot Camp pelo assistente de bootcamp, nao carrega os arquivos e nao encontro esses drivers pra baixar separado, nem pelo seu link na descriçao.

    O que eu faço?

    ResponderExcluir
  7. Se no passo 4 ao inves de gravar no CD eu colocar em um HD externo por exemplo o que muda nos passos posteriores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada, só na hora de instalar os drivers em vez de por um CD é só conectar o drive e rodar o instalador.

      Excluir
    2. Pode me ajudar aqui em baixo?

      Quado faço reiniciar para intalar o win 7, nao passa da tela cinza com a maçã no meio :(

      Excluir
  8. Oi galera, adorei o tutorial, está muit bem explicado.

    So que tem um problema. Depois de criar o file de instalacao na Pen Drive, o mac reinicia e não começa a instalação do Windows 7. Já tentei fazer Alt e não aprece a Pen de instalação.
    Já experimentei 2 Windows 7 diferentes, pois podia algum deles ter o boot danificado, mas penso q não será esse o problema.

    O que faço?

    Valeu desde já a ajuda.
    João

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. s que instalo os drivers do boot camp no windows, ele reinicia, fica na tela principal por + ou - 1 minuto e volta a reiciciar. Sera que alguem pode me ajudar? Tenho instalado windows 8 X64 e meu computador é um iMac.

    ResponderExcluir
  11. amigo sobre a questao dos drives no passo 4, você tem uma idéia da memória necessaria?

    ResponderExcluir